Comece seu Curso
Informe sua chave:
Categorias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Institucional

Nº do registro ou o login do aluno:
 



 
 
Banco de Dados
A importância de ter conhecimentos em banco de dados. Como todos sabem, existe uma gigantesca base de dados gerenciando a vida das pessoas. Por exemplo, uma conta bancária faz parte de uma coleção imensa de contas bancárias de um banco. Os títulos eleitorais ou o CPF (Cadastro de Pessoa Física), certamente estão armazenados em enormes Bancos de Dados. Os Bancos de Dados, além de manterem todo o volume de dados organizado, também executam tarefas e comandos que podem ser previamente programadas por uma pessoa (um DBA – Data Base Administrator) que pode ser você!

Prazo: O aluno terá um prazo de 30 dias para a conclusão deste curso.


Carga Horária: 36 Horas
 
Conteúdo do Curso:

Introdução ao Banco de Dados.
Conceito de banco de dados, elementos básicos de banco de dados. Definição de chave primária, chave estrangeira e chave candidata. Como fazer anotações das informações que serão usadas na criação do banco de dados: nome das tabelas, campos das tabelas. Abrindo o Access, criando uma tabela dentro do Access.
Iniciando no Access.
Abrindo um Banco de Dados existente; alterando dados dos campos da tabela já existente; criando máscara de entrada para alguns campos; criando tabelas novas.
Trabalhando no Access.
Inserindo campos numa tabela já existente; inserindo máscara de entrada em alguns campos; inserindo mais uma tabela no banco de dados.
Relacionamentos - parte 1
Inserindo registros nas tabelas já criadas; Alterando o nome de alguns campos; inserindo chaves estrangeiras em algumas tabelas; criando relacionamentos entre as tabelas.
Relacionamentos - parte 2
Criando uma terceira tabela para o relacionamento muitos-para-muitos. Adicionando a terceira tabela nas relações; criando um novo relacionamento; criando formulários para o preenchimento das tabelas.
Criando consultas e formulários.
Renomeando formulário existente; excluindo campos existentes de uma tabela; criando consultas; criando um campo calculado na consulta; criando formulário utilizando uma consulta.
Ajustando o formulário.
Inserindo um campo calculado no subformulário; excluindo campos do formulário; criando um campo que retorna o valor total do campo calculado do subformulário no formulário principal; criando um formulário; preenchendo uma tabela através do formulário.
Botão e Relatório.
Criando um botão no formulário; alterando o texto do botão; criando uma consulta com restrição; novamente criando um campo calculado na consulta; criando um relatório através da consulta criada; inserindo um campo calculado no relatório; ajustando o relatório; criando uma macro para vincular o botão criado com o relatório.
Criando um formulário AutoExec.
Criando um formulário principal; inserindo um botão para cada formulário criado; vinculado cada botão com o seu respectivo formulário; ativando a opção “Pop-up” para todos os formulários e relatórios; inserindo uma imagem no formulário; inserindo uma macro para a imagem; criando uma macro AutoExec utilizando o formulário principal; criando um atalho do banco; alterando o ícone do atalho; executando a macro AutoExec criada.
Trabalhando com BrOffice Base.
Criando um banco no BrOffice Base; criando tabelas no BrOffice Base; criando relacionamento entre as tabelas criadas; criando formulário; criando subformulário.
Conhecendo os comandos SQL.
Preenchendo as tabelas através do formulário; inserindo registros manualmente nas tabelas; criando uma consulta usando o assistente de consulta; aprendendo alguns comandos SQL: selecionando todos os registros das tabelas, selecionando alguns registros de uma tabela, selecionando alguns registros utilizando cláusula de condição, usando alguns operadores na cláusula de condição.
Praticando alguns comandos SQL.
Conhecendo algumas expressões e suas definições; conhecendo algumas funções e suas definições; praticando consultas com algumas expressões; praticando consultas algumas funções; criando relatório usando uma consulta criada através do comando SQL.
Instalando softwares de aplicação web.
Baixando o MySQL Server; baixando o MySQL Workbench; baixando um programa gratuito para edição de linguagens de programação; baixando um servidor local gratuito para rodar os arquivos criados; instalando os softwares baixados.
Conhecendo o MySQL Workbench.
Criando uma conexão local; criando bancos de dados; selecionando o banco de dados desejado por comando SQL; criando uma tabela com um campo, por comando SQL; selecionando a tabela criada por comando SQL; criando tabelas pela interface gráfica; criando uma modelagem com as tabelas criadas no banco de dados; criando os relacionamentos entre as tabelas.
Iniciando uma aplicação web.
Abrindo uma conexão existente; criando uma tabela para armazenar as informações inseridas na aplicação; consultando os campos vazios, por comando SQL; configurando o software Notepad para o desenvolvimento; criando a página inicial em HTML.
Desenvolvendo a aplicação web - parte1
Criando uma pasta dentro do servidor local para assim ser executado dentro dele; inserindo três botões na página inicial, cadastrar, consultar e sair; inserindo o formulário já existente dentro da pasta criada no servidor local, que será chamada pelo botão cadastrar; retirando a cor definida do formulário.
Desenvolvendo a aplicação web - parte2
Alterando o código fonte de um arquivo PHP, para que seja feita a conexão do formulário com o banco de dados criados; armazenando os registros na tabela através do formulário da aplicação criada.
Finalizando a aplicação web.
Criando uma página sair em HTML; criando uma consulta em PHP que retorna todos os registros de acordo com o nome do cliente digitado; testando a consulta em PHP.
 
 
Preço: R$ 105,00
à vista, sem mensalidades
Ou 4x de: R$ 28,24
  no cartão de crédito
 
 

Assista uma aula demonstrativa