Comece seu Curso
Informe sua chave:
Categorias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Institucional

Nº do registro ou o login do aluno:
 



 
 
Curso de Cerâmica
O curso de Cerâmica é voltado para jovens e adultos que desejam atuar no segmento de cerâmica, em especial na fabricação de telhas, tijolos e demais artefatos cerâmicos. O curso dá uma visão geral sobre os processos produtivos cerâmicos e de ensaios. O curso visa introduzir o aluno nesta profissão onde atualmente 90% das empresas de cerâmica vermelha são micro e pequenas empresas. As empresas de pequeno porte são responsáveis por mais de 54% dos empregos formais, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além disso, as micro e pequenas empresas respondem por cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Hoje, a indústria cerâmica tem participação da ordem de 1% do PIB brasileiro com aproximadamente 5.000 empresas, a maioria micro-indústrias, que empregam 110.000 trabalhadores. O estado de São Paulo conta com 21% das indústrias e emprega 24% dos trabalhadores da indústria cerâmica no Brasil. A maioria dos trabalhadores é do gênero masculino e com baixo grau de

Prazo: O aluno terá um prazo de 30 dias para a conclusão deste curso.


Carga Horária: 24 Horas
 
Conteúdo do Curso:

Introdução
Breve histórico da cerâmica; definição de cerâmica; classificação das cerâmicas; materiais refratários; materiais abrasivos; cerâmica de alta tecnologia.
Argilas e Silicatos
O que é argila; formação geológica das argilas; tipos das argilas; impurezas das argilas e suas influências; propriedade das argilas.
Processo produtivo
Etapas do processo produtivo; extração das matérias-primas; o que é sazonamento; preparação da massa; técnicas de prensagem e extrusão.
Processo produtivo - Conformação das peças
Técnicas de secagem (natural e artificial); cozimento e queima de peças em cerâmica; sistema de resfriamento das peças; esmaltação; monoqueima.
Processo produtivo - Controle de Qualidade
O que é o controle de qualidade; ferramentas do controle de qualidade; estocagem das cerâmicas; estocagem de telhas em cerâmica; transporte das peças.
Processo Produtivo da cerâmica vermelha
Processo produtivo da cerâmica vermelha; máquinas e equipamentos utilizados; fila de espera e secagem das peças; verificação das características físicas das peças.
Ensaios cerâmicos I
Ensaios cerâmicos; amostragens preliminares e extensivas; processo de quarteamento.
Ensaios cerâmicos II
Análise granulométrica; reações de precipitação seletiva e de complexos de corantes; análise mineralógica; análise térmica; retração linear; tensão de ruptura.
Amostragem para uso tecnológico
Métodos de amostragem de argilas para uso tecnológico: Amostragem Preliminar; Amostragem de Jazidas ou Cortes de Estrada; Amostragem em Várzea; Amostragem de Argila "Bruta" já extraída e Formação da amostra.
Ensaios de blocos
Interpretação dos ensaios de blocos cerâmicos: Identificação do fabricante, Características geométricas, físicas e mecânicas e dimensões de blocos cerâmicos de vedação.
Ensaios de telhas
Interpretação dos ensaios cerâmicos de telhas: identificação do fabricante, sonoridade, retilineidade e planaridade, massa, tolerância dimensional, unidade de comercialização, dimensões efetivas, rendimento médio e ruptura à flexão.
Técnicas de pesquisas
Definição e tipos de várzea; conceito e métodos de pesquisa; planejamento da lavra; conceito e métodos de extração e definição métodos e exemplos de homogeneização.
 
 
Preço: R$ 93,00
à vista, sem mensalidades
Ou 2x de: R$ 48,60
  no cartão de crédito
 
 

Assista uma aula demonstrativa